O que é a iniciativa Q? É uma farsa? Como funciona esse novo dinheiro digital

É uma farsa? Poderia ser o próximo Bitcoin? A Iniciativa Q é mesmo uma criptomoeda e é legal?

A iniciativa Q é o mais recente projeto da moda para incendiar a Internet. Embora convidar todos os seus amigos para participar soe suspeitamente como um esquema de pirâmide, você só precisa fornecer seu endereço de e-mail e nome para obter “dinheiro digital” grátis (mas sem valor).

Este dinheiro digital não vale nada agora e você não pode gastá-lo em qualquer lugar, mas pode valer alguma coisa no futuro. Você quase não tem nada a perder, então por que não se inscreve?

O que é iniciativa Q?

Se você visitar o Site da Iniciativa Q, você pode acabar com mais perguntas do que respostas. Descrita como “a rede de pagamentos de amanhã”, a Iniciativa Q está distribuindo sua moeda futura com o objetivo de conseguir milhões para aderir.

A melhor maneira de descrever a Iniciativa Q é PayPal 2.0. Ele usa um banco de dados central tradicional para gerenciar sua rede de pagamento. Não há blockchain envolvido, e você não pode comprar esta criptomoeda em qualquer troca de criptografia – mas, apesar disso, você será perdoado por pensar que a Iniciativa Q é uma criptomoeda. As comparações com o Bitcoin estão em todos os lugares, e os alegados benefícios da Iniciativa Q sobre as criptomoedas são frequentemente repetidos.

O dinheiro digital que todos estão lutando para ganhar é chamado de “Q”. Essa futura moeda impulsiona a rede de pagamento Q. Essa rede tem como objetivo desbancar empresas como Visa e American Express e está trabalhando para ser a rede de pagamento número um do mundo. Não é impossível, mas é uma batalha difícil. Uma tarefa enorme.

A iniciativa Q oferece velocidades de transferência quase instantâneas, taxas baixas, tecnologias modernas que alimentam sua rede e um sistema de gerenciamento responsável.

As transações da Iniciativa Q funcionam de uma maneira “única”. Escrevo “único” porque não é tão diferente das criptomoedas, mas é muito diferente para muitos provedores de banco comercial:

No futuro, fazer uma transação na rede Q exigirá que você compre uma quantidade de Q igual ao valor de sua transação ou transferência. Assim que uma transação começa, os agentes competem entre si para realizar o processamento e ganham uma pequena taxa por isso. Esta transação “pode ​​utilizar um livro razão de blockchain”, mas não é garantida. É quase como se a Iniciativa Q estivesse andando na esteira do blockchain e do trem do hype da criptomoeda em uma tentativa de construir seu próprio impulso.

Essa é a teoria, pelo menos. Na realidade, os Qs são quase inúteis agora. Você não pode comprar e não pode gastar. Nenhuma loja os aceita e você não pode distribuí-los. O principal argumento de venda agora é a (pequena) chance de virar dinheiro se a Iniciativa Q decolar no futuro. A iniciativa Q faria você acreditar que está entrando no Bitcoin no andar térreo, mas, na verdade, é muito menos perturbador do que o Bitcoin jamais foi.

Como aderir à iniciativa Q

A Iniciativa Q atualmente é apenas para convidados, o que parece estranho dado o quão popular eles querem que ela se torne. É quase como se eles estivessem criando entusiasmo e vendendo óleo de cobra em vez de trabalhar em um produto decente. Cínico eu sei.

Ao se registrar para uma conta gratuita, você ganhará vários milhares de Q – no momento em que este livro foi escrito, o bônus de inscrição é de cerca de 2.400 Q. Este valor diminuirá à medida que mais usuários se cadastrarem. E embora possa parecer muito, observe que há vários trilhões de Qs disponíveis, então a Iniciativa Q precisará se tornar maior que a Apple ou Amazon para que você veja um bom pagamento apenas no bônus de inscrição.

Para ingressar, você precisa de um convite de alguém com uma associação existente. Uma vez inscrito, você pode convidar outros usuários e obter Qs adicionais quando eles ingressarem. Você também pode obter Qs realizando outras tarefas no futuro, como instalar o aplicativo Initiative Q.

Uma rápida rolagem para baixo em seu feed do Facebook pode render um convite, assim como um bate-papo no bebedouro do escritório. Se tudo mais falhar, a Iniciativa Q’s página do Facebook ou Página do Twitter frequentemente tem convites flutuando.

A iniciativa é um golpe?

É difícil classificar a Iniciativa Q agora.

É uma ideia nova com potencial, mas eles gastaram uma quantia decente de dinheiro em marketing. Ao ser “recompensado” por convidar seus amigos, a Iniciativa Q parece muito com um esquema de pirâmide, especialmente quando seus amigos não recebem nenhum Q extra por usar seu link.

Você não pode gastar Q agora, não pode comprá-los ou enviá-los. A rede pode estar instalada e funcionando no futuro, mas é aqui que pode haver um problema. Como você não pode usá-lo agora, muitos usuários podem esquecer tudo sobre ele. O que acontece com todos aqueles Qs?

Quando estiver operacional no futuro, é difícil esperar que os usuários paguem por Q quando tantos foram doados gratuitamente. Um preço projetado de $ 1 é maluco, considerando quantos existem. Pode muito bem ser dinheiro de monopólio.

A forma de agente concorrente de processar transações é um conceito interessante, mas isso não funcionará sem muitos usuários na rede. Se ninguém usar Q, os agentes também não usarão e ele morrerá. Dito isso, se parece uma criptomoeda, cheira a criptomoeda e soa como uma criptomoeda, provavelmente é uma criptomoeda – exceto que não é.

Por que não comprar uma criptomoeda? Você pode ter todo o dinheiro digital que quiser e também ganhará algumas vantagens, como servidores descentralizados, possíveis airdrops gratuitos, sem mencionar todas as carteiras de criptomoedas que você pode usar para manter suas moedas seguras. O que acontecerá se a Iniciativa Q quebrar ou colocar uma taxa enorme nas transações?

Se todos possuem Q5.000, é difícil imaginar o preço valendo algo significativo. Qual é o truque? Talvez a Iniciativa Q esteja coletando seus detalhes ou talvez queira vender a rede no futuro. Talvez seja um golpe inteligente de longo prazo e qualquer dinheiro real que você der a eles no futuro terá acabado. Quem sabe? É tudo especulação neste momento.

Pelo preço de um endereço de e-mail e seu nome, vale a pena se inscrever na Iniciativa Q na rara chance de realmente funcionar. Mas tenha muito cuidado com quaisquer solicitações de informações futuras! Endereços de e-mail, listas de contato, preferências de navegação e hábitos são vendidos o tempo todo, então não se ofereça para ser uma cobaia simplesmente sob o pretexto de fingir mais dinheiro.