O que poderia causar a próxima corrida criptográfica? 6 fatores para esperar

É justo dizer que estamos todos cansados ​​desse mercado baixista.

Depois de atingir um recorde histórico de $ 20.000 em janeiro, o Bitcoin gastou grande parte de 2018 saltando entre $ 6.000 e $ 7.000. Uma segunda queda no final do ano viu cair para menos de US $ 4.000, e quase não mudou desde então. É uma história semelhante em todas as principais altcoins.

Vamos olhar para a frente, para tempos mais otimistas. O que poderia dar o pontapé inicial na próxima corrida criptográfica?

Não espere outro boom de 2017

O boom da criptografia de 2017 foi único. Foi a primeira vez que criptomoeda se tornou um termo familiar em todo o mundo.

Todos viram os números colossais de crescimento e queriam um pedaço da torta. Isso levou milhões de pessoas sem nenhum conhecimento de como funciona a criptografia ou como funcionam as cadeias de bloqueio a investir quantias significativas de dinheiro na indústria.

Em última análise, a especulação (e provavelmente alguma manipulação de mercado) alimentou a corrida de alta. Muitos desses investidores perderam quantias consideráveis ​​de dinheiro. É improvável que eles cometam os mesmos erros novamente.

Mas isso não significa que não veremos outra corrida de touros. Só que (espero) desta vez, será impulsionado por razões mais sensíveis e tangíveis.

1. Recessão global

As ações estão em uma corrida de alta ao longo de uma década. Já se passaram mais de 3.500 dias desde a última vez que experimentamos um mercado em baixa, tornando a corrida atual o mercado em alta mais longo do período pós-guerra.

Mas há sinais de que o boom está chegando ao fim. A inflação está crescendo, as vendas de casas estão diminuindo, a dívida do cartão de crédito está aumentando, o desemprego está em níveis recordes e a curva de rendimento das notas do tesouro de três / cinco anos se inverteu. Muitos economistas importantes esperam uma recessão nos próximos 18 meses, se não antes.

Tradicionalmente, as recessões levam os investidores a buscar ouro. O dinheiro não traz dinheiro para você, o que significa que seu poder de compra está diminuindo. O ouro protege o poder de compra do seu dinheiro, e o ativo subjacente também aumenta de valor.

Mas há esperanças de que na próxima recessão os investidores optem pelo Bitcoin. Muitas vezes descrito como “ouro digital”, ele compartilha muitas das mesmas características de investimento do metal.

Um súbito afluxo de investidores após um crash do mercado veria os preços subirem dramaticamente com o aumento da demanda.

2. Empresas e FOMO

Você pode argumentar que o mercado altista de 2017 foi impulsionado pelo medo de perder as pessoas comuns (FOMO). Há uma escola de pensamento de que o próximo mercado em alta poderia ser impulsionado pelo FOMO das empresas.

À medida que mais e mais empresas investem uma quantidade significativa de capital em tecnologia de blockchain e criptografia, os concorrentes provavelmente farão a mesma coisa para evitar serem deixados para trás e potencialmente perder clientes.

Já estamos começando a ver essas situações em Wall Street. Bancos como Fidelity, Goldman Sachs, JP Morgan e Citigroup lutam entre si para criar, desenvolver e oferecer serviços de criptografia. Pode não demorar muito até que vejamos a mesma situação se espalhar para a rua.

3. Bitcoin e a Lightning Network

Vamos dar um passo para trás. No momento, a rede Bitcoin pode processar cerca de sete transações por segundo. Em comparação, a rede Visa pode lidar com até 50.000 por segundo.

A capacidade limitada do Bitcoin levou a longos tempos de processamento de transações e taxas mais altas. Esses dois problemas restringem a utilidade do Bitcoin como moeda legítima.

Alguns altcoins – como Dash – podem processar mais transações por segundo. Mas como o Bitcoin ainda continua sendo a maior moeda em certa distância e é a “rampa de acesso” para muitos usuários, ele precisa urgentemente de um aumento de velocidade.

A Lightning Network pode fornecer esse impulso. No entanto, a comunidade discorda sobre sua implementação; é por isso que vimos tantos garfos de Bitcoin nos últimos 18 meses.

Se o próprio Bitcoin adotar a Rede Lightning, a moeda de repente se tornará muito mais viável como moeda do mundo real. A esperança é que as empresas fiquem mais dispostas a usá-lo e o preço suba.

4. Amazon Accepting Crypto

Changpeng Zhao, o CEO da Crypto Exchange Binance, acredita que o tiro de partida para a próxima corrida de criptomoeda está nas mãos de uma empresa – a Amazon.

Em um recente bate-papo no Twitter com seus seguidores, ele disse que se a empresa de Jeff Bezos começasse a aceitar ou emitir pagamentos criptográficos, a próxima corrida de touros começaria imediatamente. Amazon já está experimentando com blockchains.

Claro, tudo isso alimenta a ideia de adoção. Se qualquer grande empresa de tecnologia (Apple, Google, Facebook, Netflix, etc.) começasse a aceitar ou emitir criptografia como padrão, o preço das moedas principais poderia se multiplicar durante a noite.

No momento, a Microsoft é a única gigante que se envolveu com criptografia. Ele aceita Bitcoin em sua loja, mas o recurso não é muito anunciado.

5. Bakkt Going Live

Muitas pessoas estão esperando que o tão esperado lançamento do Bakkt possa ajudar a iniciar o próximo boom da criptografia.

Para quem não sabe, Bakkt é a ideia do Intercontinental Exchange (ICE). É a mesma empresa que possui e opera a Bolsa de Valores de Nova York. A Bakkt fornecerá serviços de pagamento, contratos futuros, planos de poupança e carteiras criptografadas em uma tentativa de fornecer uma plataforma única para indivíduos, comerciantes e instituições.

A data de lançamento do Bakkt já caiu algumas vezes. Atualmente, está previsto para ir ao ar em 24 de janeiro de 2019.

Se você gostaria de saber mais, explicamos por que Bakkt é tão importante para o setor de criptografia.

6. ETFs de criptomoeda

Os fundos negociados em bolsa (ETFs) são fundos de investimento que podem ser negociados em bolsas de valores como ações normais. Eles ganharam grande popularidade no início da década de 1990 e, desde então, viram mais de US $ 2 trilhões em investimentos.

Os investidores gostam de ETFs devido à sua flexibilidade, potencial de diversificação, custos mais baixos e benefícios fiscais.

Atualmente, não há ETFs criptografados. Vários grupos apresentaram propostas de como um ETF criptografado pode parecer, mas até agora, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) ainda não as aprovou.

Esperávamos uma resposta já em junho de 2018. No entanto, o dia da decisão caiu duas vezes. Esperamos agora uma resposta em fevereiro de 2019.

A suposição é que, quando (não se) a SEC aprovar cripto ETFs, grandes quantias de dinheiro institucional fluirão rapidamente para o setor, disparando assim o tiro de partida em uma nova corrida de touros.

Em última análise, não sabemos quando o próximo boom de criptografia pode começar, mas sabemos que vai começar. Confira nosso artigo sobre o momento mais seguro para investir em criptografia para saber mais.