6 projetos criptográficos do Easy Raspberry Pi que qualquer pessoa pode seguir

Um Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito com pacotes de potencial criptográfico. Os minúsculos computadores funcionam regularmente como centros de mídia ou controladores de armazenamento conectado à rede. Mas você sabia que pode usar um Raspberry Pi como o ponto focal de um projeto de criptomoeda?

Aqui estão seis projetos criptográficos do Raspberry Pi que você pode começar agora!

Hardware necessário

Antes de mergulhar na lista de ideias de criptomoedas Raspberry Pi, certifique-se de ter o seguinte hardware disponível:

  • Raspberry Pi. Óbvio, mas você precisa de um Raspberry Pi para concluir os tutoriais a seguir. Muitos tutoriais usam o Raspberry Pi 3 e suas variantes. No entanto, vários aconselham o uso do Raspberry Pi 4 mais recente, enquanto outros aconselham o uso do Raspberry Pi 2 anterior.
  • Armazenar. Muitos dos projetos a seguir requerem um grande dispositivo de armazenamento; considere um cartão micro SD de 128 GB, no mínimo, e maior se quiser interagir com o blockchain Bitcoin.
  • Cabo de energia. Para o seu Raspberry Pi; alguns projetos exigem que o hardware permaneça online
  • Cabo Ethernet: Não 100 por cento necessário se você tiver um Raspberry Pi habilitado para Wi-Fi, mas um dispositivo com fio tem um desempenho melhor do que um dispositivo sem fio.
  • Dispositivos de entrada: Na maior parte, você fará interface com o Raspberry Pi diretamente por meio de um mouse, teclado e monitor.

Os sistemas operacionais Raspberry Pi variam entre os tutoriais, mas a maioria usa a distribuição Raspbian Linux. Confira os outros dez Distribuições Linux que um Raspberry Pi pode executar em nosso site irmão, MakeUseOf.

Se o seu tutorial de criptomoeda Raspberry Pi usa Raspbian, você pode obtê-lo aqui:

Download: Raspbian Buster com Desktop fecho eclair | Link Torrent (Livre)

1. Use Raspberry Pi para extrair criptomoeda

O Raspberry Pi 4 (o modelo mais recente) é uma atualização significativa da versão anterior. Você não será capaz de transformar seu Raspberry Pi solitário em um minerador de Bitcoin – vamos tirar isso do caminho. Mas existem várias altcoins menores que você pode minerar usando um Raspberry Pi, como Storj, Magos, Verium, e Raven.

Quer conversar sobre devoluções? No máximo, você vai extrair alguns centavos de criptomoeda por dia. No entanto, muitas das criptomoedas que você pode minerar usando um Raspberry Pi também são moedas de prova de aposta. Conforme você acumula mais criptomoedas, essas moedas também funcionam.

Além disso, não se deixe enganar por outros guias que prometem retornos incríveis de um Raspberry Pi. A esmagadora maioria desses artigos aconselha conectar hardware caro de mineração a um Raspberry Pi. Nisso, eles não estão errados; eles simplesmente não estão certos.

2. Aposta na criptomoeda usando Raspberry Pi

Depois de minerar criptomoedas usando um Raspberry Pi, você também pode usar o dispositivo para apostar em criptomoedas. Criptomoedas que usam algoritmos de Prova de Estaca (PoS) em vez de algoritmos de Prova de Trabalho (PoW) que consomem muita energia trazem o poder de volta para os usuários finais, em vez dos enormes pools de mineração.

A beleza de usar um Raspberry Pi para estaquear é o baixo custo de energia. Você pode deixar um Raspberry Pi conectado por dias sem perceber nenhum gasto considerável de energia, fazendo com que suas criptomoedas funcionem para você sem destruir sua conta de luz ou exigir hardware caro.

Conforme mencionado acima, você pode minerar e apostar em criptomoedas usando seu Raspberry Pi. Mas se você já tem tokens PoS, pode apostá-los em um Raspberry Pi, mantendo seus tokens online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que você pode desligar o computador que consome energia e deixar o minúsculo Raspberry Pi online, apostando moedas e ganhando criptomoeda extra no processo.

3. Execute um nó Bitcoin completo no Raspberry Pi

Você pode executar um nó Bitcoin completo em seu Raspberry Pi para validar e proteger suas transações, bem como ajudar a processar as transações de rede de outros usuários de Bitcoin.

É importante observar que executar um nó Bitcoin completo não gera Bitcoin. Sua carteira Bitcoin não inchará a cada transação. No entanto, você contribui para a segurança e autenticidade da rede Bitcoin, que é um serviço Bitcoin vital.

A execução de um nó Bitcoin completo requer um download do blockchain do Bitcoin, que no momento da escrita tem mais de 225 GB. Você precisa de um cartão micro SD de 256 GB como o mínimo, mas um cartão maior manterá o nó do Bitcoin online por mais tempo com mais espaço para crescer (lembre-se, o blockchain do Bitcoin está crescendo o tempo todo).

A sincronização inicial também pode levar muito tempo (muitos optam por sincronizar o blockchain do Bitcoin antes de adicionar ao Raspberry Pi).

Existem dois tutoriais que você pode seguir para instalar um nó Bitcoin completo em seu Raspberry Pi:

  1. O Raspnode DIY Bitcoin Node não é mais atualizado, mas o tutorial funciona bem.
  2. O Raspberry Pi Full Node o site não recebeu uma atualização por um tempo, mas, novamente, o tutorial funciona bem.

finalmente, o RaspiBolt Guia para iniciantes sobre relâmpagos em um Raspberry Pi contém instruções detalhadas sobre a instalação de um nó completo e um nó Lightning Network – muito útil para a seção seguinte.

4. Execute um nó Bitcoin Lightning Network com RaspiBlitz

A Bitcoin Lightning Network é um protocolo de processamento de pagamentos fora da cadeia. Ele acelera drasticamente as transações de Bitcoin. Em vez de uma transação levar dez minutos, leva segundos.

Em fevereiro de 2019, o desenvolvedor Christian Rotzoll’s RaspiBlitz Bitcoin Nó Relâmpago para o Raspberry Pi lançou sua versão 1.0. O desenvolvimento do marco incluiu instruções finalizadas sobre como transformar seu Raspberry Pi em um nó da Lightning Network. O tutorial inclui detalhes sobre a instalação de uma tela LCD adicional, que acarreta um custo adicional. Você pode, no entanto, trocar a tela LCD por um monitor normal.

O tutorial RaspbiBlitz não é apenas para iniciantes. Muitos usuários da Lightning Network já usam o RaspiBlitz como um método de baixo custo e baixo consumo de energia para operar um nó da Lightning Network. Como o nó completo do Bitcoin, os operadores do nó completo da Lightning Network contribuem para a operação segura e protegida da rede.

5. Raspberry Pi Crypto Ticker

Você pode programar seu Raspberry Pi para atuar como um relógio de criptomoeda, exibindo as taxas de negociação de criptomoeda mais recentes ao longo do dia. Projeto de Kieranc no Hackaday é fácil de seguir, requer ferramentas mínimas e é personalizável para as criptomoedas que você deseja ver (o padrão é Bitcoin e Monero).

6. Crie uma carteira Raspberry Pi Crypto

Uma carteira de hardware segura continua sendo a melhor opção para proteger seu Bitcoin. No entanto, um novo Trezor ou Razão custará pelo menos US $ 60, se não mais. Mas se você tiver um Raspberry Pi e um cartão micro SD por aí, pode fazer uma carteira de hardware de criptomoeda DIY.

A seguir Tutorial do Fórum Bitcoin irá guiá-lo através do processo, usando o popular Arsenal carteira.

Uma carteira DIY Raspberry Pi é um grande projeto. No entanto, recomendamos fortemente o uso de uma carteira de hardware segura para qualquer quantidade significativa de criptomoeda.

Quer saber mais? Confira a sete carteiras Bitcoin mais seguras que você pode obter agora.

Os melhores projetos de criptomoeda Raspberry Pi

Em sua maior parte, os projetos de criptomoeda Raspberry Pi são sobre aprendizado. Você pode minerar criptomoedas usando um Raspberry Pi, mas não em grande volume. Se você quiser usar um Raspberry Pi para extrair Bitcoin, você precisa de hardware adicional caro.

Ainda assim, a variedade de projetos de Bitcoin e blockchain Raspberry Pi ilustram perfeitamente a versatilidade do minúsculo computador.

Quer minerar criptomoeda? Confira nosso guia sobre como encontrar a melhor GPU para mineração de criptomoedas.