7 razões para evitar o uso de uma carteira de papel para criptomoeda

Carteiras de papel são frequentemente apontadas como uma das maneiras mais seguras de armazenar sua criptomoeda. Mas, embora seja verdade que oferecem vantagens sobre as carteiras quentes, as carteiras de papel também apresentam algumas desvantagens de segurança notáveis.

Vejamos algumas das razões pelas quais você não deve usar carteiras de papel para suas moedas.

1. Riscos de malware

As carteiras de papel são fáceis de criar e de usar gratuitamente. Como tal, eles se tornaram uma das formas mais populares para as pessoas armazenarem sua criptomoeda.

Previsivelmente, isso levou a um aumento no interesse dos criadores de malware. Existem três maneiras principais pelas quais o malware pode colocá-lo em risco.

Leia as chaves privadas

Alguns malwares podem ler as chaves privadas de uma carteira de papel durante o processo de criação. Em seguida, ele enviará as chaves de volta ao servidor do hacker pela Internet.

O conselho mais comum é baixar a ferramenta de criação e fazer sua carteira enquanto estiver offline. Na prática, isso tem pouco efeito. O malware ainda será capaz de ler suas chaves privadas e as enviará assim que a conexão for restabelecida.

Outras pessoas dirão para você usar um CD Ubuntu Live. Mas não é infalível. Malware à espreita na BIOS ainda pode atacar você.

Sequestrar o processo de criação

Usando um processo chamado “backdooring”, o malware pode sequestrar a ferramenta de criação. Ele fornecerá a você uma chave privada que já é conhecida do hacker.

Keyloggers

Quando é hora de tirar suas moedas de sua carteira de papel, você corre o risco de ter keyloggers. Eles podem ler a chave privada assim que você inseri-la em seu computador.

Novamente, executar o processo offline não ajudará. Em algum ponto, você terá que ficar online para registrar a transação em um blockchain.

2. Riscos de impressão

O processo de impressão é outro procedimento repleto de riscos de segurança.

Se você usar uma impressora conectada por Wi-Fi, seu computador enviará o arquivo da máquina para a impressora em um formato não criptografado. Em teoria, isso significa que qualquer pessoa que estiver ouvindo a rede pode ver o arquivo e roubá-lo.

Nenhuma rede é segura, mas você precisa ser especialmente cuidadoso com as redes públicas, como as de escolas, escritórios e bibliotecas. Em primeiro lugar, é mais provável que tenham hackers na rede. Em segundo lugar, todas as impressões são registradas de forma centralizada no banco de dados da equipe de TI.

A maneira mais segura de imprimir sua carteira de papel é desconectar o computador e a impressora da rede e usar um cabo USB para conectá-los.

Infelizmente, você ainda não estaria 100 por cento seguro. Algumas impressoras retêm uma cópia dos arquivos impressos em seus discos rígidos. Se alguém com conhecimento suficiente pudesse colocar as mãos nele, poderia extrair os dados e acessar sua carteira.

A única forma de garantir totalmente a privacidade é escrever as chaves à mão. No entanto, é um processo tedioso e traz o risco de cometer erros.

3. Resolver problemas de reutilização

A reutilização de endereços é um problema crescente na comunidade de criptografia. Ocorre quando as pessoas usam o mesmo endereço para várias transações.

Ao reutilizar um endereço, você coloca em risco a sua privacidade e o anonimato (e do futuro proprietário da moeda). Como as chaves privadas assinam transações, fica mais fácil estudar o histórico de um endereço e vincular várias transações a uma única pessoa.

A reutilização de endereços é especialmente prevalente entre os usuários de carteiras de papel. O incômodo de configurar vários endereços de maneira segura leva muitas pessoas a tomarem atalhos.

4. Destruição de carteiras não utilizadas

As pessoas presumem erroneamente que, uma vez que um endereço em uma carteira de papel não esteja mais em uso, elas podem destruir a cópia física da carteira.

Tecnicamente, é verdade. Você não vai perder suas moedas ao fazer isso. No entanto, é possível que você precise dessas informações novamente no futuro.

Por exemplo, à medida que a criptografia se torna mais comum, os governos em todo o mundo estão cada vez mais procurando maneiras de regulamentar e tributar o setor. Você pode precisar provar a propriedade anterior de um endereço para fins de tributação.

Existem também considerações mais práticas; se um blockchain se bifurca, você pode repentinamente descobrir que seu endereço antigo está balanceado em uma corrente diferente.

Os endereços de Bitcoin não são como extratos bancários; não há nenhuma entidade central para recorrer. É sua responsabilidade registrar seu histórico de transações de forma confiável e segura.

5. Senhas BIP38

Algumas carteiras de papel são compatíveis com senhas BIP38. Uma senha BIP38 permite que você criptografe sua chave privada com uma senha de sua escolha.

O uso de senhas BIP38 apresenta alguns problemas. Em primeiro lugar, há uma chance de você perdê-lo, esquecê-lo ou copiá-lo incorretamente. Os vários fóruns e comunidades de criptografia estão repletos de pessoas que perderam o acesso às suas moedas após um problema de senha.

Em um nível mais técnico, também é possível argumentar que as senhas BIP38 reduzem a segurança de sua carteira. O BIP38 reduz a chave privada de 256 bits a uma senha simples. A senha torna-se a única coisa protegendo a carteira ao invés da entropia total do processo de criação.

6. Chaves Privadas Brutas

As carteiras de papel expõem as chaves privadas aos usuários. Isso coloca as moedas em risco, especialmente se a pessoa não estiver familiarizada com o uso de chaves privadas.

Um dos problemas mais significativos ocorre quando alguém importa uma carteira de papel para uma carteira determinística. As pessoas muitas vezes destroem a chave privada da carteira de papel ao perceber que ela não se torna parte da nova carteira. No momento em que eles percebem o erro, o Bitcoin se foi para sempre.

7. Danos Físicos e Perdas

Finalmente, as carteiras de papel podem ser danificadas. O papel se degrada e a tinta desbota com o tempo. E isso antes de se preocupar com riscos como incêndio e inundação. Se você estiver desorganizado, mesmo algo tão simples como lembrar onde você arquivou sua carteira pode ser problemático em um futuro distante.

Você pode tomar precauções contra o desgaste normal ao laminar o papel. Realize o processo de laminação em sua própria casa; se você fizer isso em uma loja, alguém pode fotografar seus documentos sem você perceber.

Se você possui uma grande quantidade de criptografia, você pode tentar usar um serviço de luxo, como Xapo. Ele armazena a criptografia dos clientes em um bunker subterrâneo da Guerra Fria na Suíça.

Use uma carteira de hardware em vez disso

Em vez de usar carteiras de papel, a melhor solução amplamente aceita para armazenar seus Bitcoins é usar uma carteira de hardware.

Descobrimos que a Ellipal Cold Wallet 2.0 é ótima em sua análise.