Como verificar qualquer preço de criptomoeda em seu terminal Linux

Se você deseja obter os preços de criptomoeda mais recentes em seu terminal Linux ou Mac, então, seguindo este tutorial simples, você pode estar pronto e funcionando em menos de cinco minutos.

Este projeto simples usa uma interface de programação de aplicativo (API) para obter os preços de criptografia mais recentes. Para este tutorial, você usará a API fornecida pelo CoinMarketCap. Embora seja de uso gratuito, você precisa primeiro se registrar no site.

Embora este projeto não presuma que você seja um programador rockstar, é um tutorial técnico. Vou guiá-lo em cada passo do caminho, mas recomendo que você esteja pelo menos interessado no lado técnico das coisas.

1. Registre-se no Portal do desenvolvedor CoinMarketCap

Como mencionado acima, você precisa de uma conta gratuita para acessar os dados do CoinMarketCap. Enquanto o CoinMarketCap cobra pelo acesso à API, o nível gratuito fornece informações básicas e 10.000 solicitações por mês. Para maximizar isso, você precisa acessar o preço a cada cinco minutos durante um mês inteiro!

As camadas pagas são para sites ou outros serviços que geram receita. Se você quiser fazer seu próprio aplicativo usando esta API, você pode querer pagar por uma conta mais tarde, mas por enquanto, o nível gratuito é mais do que bom o suficiente para a maioria dos usos de hobby.

Registro da API CoinMarketCap

Comece visitando o Inscrição na API CoinMarketCap página e preenchendo suas informações. Você só precisa fornecer seu nome, endereço de e-mail e criar uma senha. Certifique-se de selecionar o Básico plano, que é gratuito.

Depois de registrado, confirme seu endereço de e-mail clicando no botão no e-mail que você deve ter recebido do CoinMarketCap. Você terá acesso ao painel da API CoinMarketCap, que mostra estatísticas sobre sua conta. Você pode ver sua chave de API, as solicitações mais recentes e o total de créditos restantes, que são usados ​​ao fazer solicitações.

Copie sua chave de acesso

Sua chave de acesso é como uma senha. Com esta chave, CoinMarketCap sabe quem você é. Eles usam isso para limitar quantas vezes você pode acessar a API. Isso ajuda a proteger os recursos do CoinMarketCap de abusos e é uma forma padrão da indústria de proteger uma API. É suficiente dizer que muitas pessoas frequentemente procuram roubar chaves de API para usar em seus próprios fins. Trate sua chave de API como uma senha.

Nunca compartilhe ou armazene sem criptografia, como em um e-mail ou site público. Não o exponha aos visitantes do site nem o compartilhe no Instagram. Não se preocupe, é fácil alterar ou desativar se você tiver um problema.

Painel de controle da API CoinMarketCap

De você Painel API, passe o mouse sobre o Chave API seção no canto superior esquerdo e escolha Copiar chave para copiar sua chave API exclusiva para a área de transferência. Observe que os botões “Regenerate Key” e “Disable Key” também estão aqui, caso você precise deles mais tarde. Armazene-o em seu computador, pois você precisará dele na próxima etapa. Ou venha copiá-lo mais tarde, agora você sabe onde encontrá-lo.

2. Uso básico da linha de comando

Agora que você tem uma conta e uma chave de API, abra seu terminal. Aqui está o código que você precisa para começar com o preço do Bitcoin, mas não execute-o ainda:

curl -H "X-CMC_PRO_API_KEY: "YOUR_KEY_HERE" -H "Aceitar: application / json" -d "símbolo = BTC" -G https://pro-api.coinmarketcap.com/v1/cryptocurrency/quotes/latest

Então, para executá-lo, substitua “YOUR_KEY_HERE”Com sua chave de API da etapa anterior. Cole isso em seu terminal e pressione Enter. Você verá muitos dados retornando, incluindo o preço atual do Bitcoin, número de pares de negociação e muito mais. Vamos explorar esse comando.

A palavra “curl” (soletrado cURL) significa “URL do cliente”. É uma ferramenta de software para executar comandos baseados na web, um pouco como um navegador da web virtual. É uma ferramenta muito popular para este tipo de tarefa.

Resposta da API CoinMarketCap

Tudo o que segue “curl” são as opções para o seu comando. Eles informam ao cURL qual API usar, qual chave de API usar e várias outras opções.

O -H opção configura os cabeçalhos de solicitação. Os cabeçalhos são uma forma segura de enviar dados extras com a solicitação, enviados como pares chave-valor. Neste caso, a chave do cabeçalho é “CMC_PRO_API_KEY“, E o valor disso é“YOUR_KEY_HERE“, Ou sua chave de API real. É assim que CoinMarketCap sabe quem você é. É a forma preferida de compartilhar sua chave de API.

A seguir está outro cabeçalho, configurado com o -H bandeira. Isso se parece com “Aceitar: application / json“. Diz ao CoinMarketCap como retornar os dados — JSON neste caso.

O -d opção envia nossos dados de solicitação para CoinMarketCap. É aqui que você pode especificar qual criptomoeda deseja ver. O valor de “símbolo = BTC”Diz à CoinMarketCap para enviar os dados que possui para o Bitcoin. Você pode passar uma lista separada por vírgulas de todas as criptomoedas que gostaria de ver assim: “símbolo = BTC, ETH, XRP“.

finalmente, o -G opção configura cURL para executar uma solicitação GET em vez de uma solicitação POST. É como carregar uma página da web e colocar todas as suas opções na barra de URL, ao invés de apertar um botão para fazer seu pedido na Amazon (onde o site compartilha seus dados sem alterar a URL). Ele envia isso para “https://pro-api.coinmarketcap.com/v1/cryptocurrency/quotes/latest“, Que é o URL do CoinMarketCap que retorna as informações básicas de que você precisa

Lendo os dados de resposta

Esta resposta da API está no formato JSON. Este é um formato legível por máquina, composto de chaves e valores, como os cabeçalhos acima.

Para manter as coisas simples, o preço atual do Bitcoin reside aninhado dentro do dados seção, sob BTC -> citar -> USD.

Embora analisar esses dados e extrair informações específicas seja uma tarefa maior do que este artigo permite, isso é possível com um pouco de conhecimento de programação.

Solução de problemas

Se isso não funcionar para você, pode ser necessário realizar algumas etapas básicas de solução de problemas ou “depuração”. O primeiro lugar a procurar é a sua chave de API – você trocou “YOUR_KEY_HERE”Para sua chave de API da etapa um?

Em seguida, a resposta do CoinMarketCap fornece informações úteis junto com seus dados. Se você fizer uma solicitação incorreta, seus dados conterão um código de status, erro e mensagem. Isso pode explicar o problema, mas muitas vezes a maior dica aqui é o código de status.

Páginas da web e APIs usam códigos de status padrão conhecidos como Códigos de status HTTP. Isso expressa o resultado de uma solicitação, e você pode já saber mais do que pensa. O 404 código de status significa que o URL está errado. Talvez ele tenha se movido ou você cometeu um erro de digitação. Esses códigos de status são agrupados em categorias semelhantes, com base no primeiro caractere do código:

  1. Códigos da série 200: tudo ocorreu bem.
  2. Códigos da série 400: você está errado / fez uma solicitação inválida.
  3. Códigos da série 500: o servidor está errado / quebrado.

Na maioria dos casos, verificar novamente sua solicitação e corrigir quaisquer problemas resolverá o problema. Um código de resposta de 429 significa Muitos pedidos. Você usou sua chave de API muito recentemente e precisa parar de usá-la por um breve período.

3. Futura Expansão

Depois de saber o básico, você pode começar a construir sobre isso. CoinMarketCap oferece muitas opções (embora nem todas sejam gratuitas). Você pode recuperar preços históricos, preços fiduciários diferentes, muitas outras criptomoedas e muito mais.

Você pode automatizar isso em um widget de desktop ou script de linha de comando. Você pode criar isso em seu site, em um bot do Twitter ou em um monitor físico de desktop. Em todos os casos, a recuperação de dados diferentes envolve a alteração do URL (o “-G”Opção), e parte de sua carga útil (o“-d”Opção).

O abrangente Referência API explica todos os terminais, cargas úteis e dados disponíveis possíveis. Ao usar suas novas habilidades aqui e ao consultar este guia, você pode extrair quase todos os dados de criptomoeda de que precisa.

O que você construirá?

Agora que você conhece o básico para se conectar a uma API de criptografia e recuperar dados com base em suas necessidades, não está mais preso às limitações de outros aplicativos. Você é livre para construir seus próprios monitores de desktop, serviços ou produtos físicos. Lembre-se de manter sua chave de API segura (embora os níveis de segurança de chave privada sejam um pouco distantes aqui).

Se você for ousado o suficiente, por que não combinar isso com uma negociação automatizada em uma bolsa descentralizada e tentar vencer o mercado?