O Blockchain impulsionará a adoção de RA?

Embora tenha existido na prática por muito mais tempo do que a realidade virtual (VR), os proponentes das ferramentas de realidade aumentada (AR) têm sido pressionados a definir o crescimento da tecnologia como um sucesso. O mundo da tecnologia há muito reconheceu o potencial da AR, e o setor alcançou algumas realizações sérias, como o popular Pokémon GO. No entanto, as iniciativas empreendidas por grandes empresas de tecnologia – incluindo o fracassado Google Glass do Google – fracassaram, apesar do potencial significativo da AR nas áreas de marketing, jogos e arquitetura, para citar alguns aplicativos bem definidos.

O fracasso do AR em lançar decorre de uma variedade de fatores, começando com o prático (ergonomia) até o técnico (infraestrutura que pode fornecer uma experiência suave e contínua). No entanto, apesar dos desafios aparentemente intransponíveis, o setor está agora pronto para se libertar de suas decepções históricas. Várias empresas começaram a fundir blockchain e AR, e os resultados são encorajadores. Com a tendência do blockchain para a interrupção, o AR pode finalmente ter as ferramentas necessárias para desbloquear seu verdadeiro potencial.

Quebrando o Molde

O problema de adoção do AR tem pouco a ver com seu potencial. Na verdade, a tecnologia já é usada em situações especializadas – filtro de fotos do Snapchat, o Pokémon Go mencionado anteriormente e jogos semelhantes – ainda não houve um avanço que seja acompanhado pela adoção em massa. Os principais obstáculos no caminho de atender a essas ambições estão relacionados à usabilidade e ergonomia atuais da tecnologia.

Embora os desenvolvimentos recentes tornem a RA mais fácil de implementar na prática – qualquer pessoa pode apontar a câmera do seu telefone para um objeto –a própria tecnologia não é favorável ao uso de longo prazo. O Google Glass tinha um sério problema de imagem, pois eram muito pesados ​​e pesados ​​para serem qualquer coisa além de uma novidade para entusiastas de tecnologia.

Além disso, a tecnologia, apesar de seu potencial, tem sido prejudicada por uma falta de casos de uso reais. Embora os jogos para celular possam aproveitar seus benefícios e a mídia social os use para truques, os profissionais de marketing – um dos maiores mercados naturais para RA – permaneceram amplamente à margem, embora essa tendência possa estar mudando gradualmente. Graças à revolução do smartphone junto com inovações como blockchain, AR está finalmente pronto para entrar no centro das atenções. Enquanto os smartphones suportam a plataforma perfeita para fácil implementação de AR, o blockchain oferece uma experiência mais transparente e simplificada.

A interrupção da Blockchain atinge AR

Como o setor de RV já mostrou ao mundo com aplicativos como Decentraland—Um simulador mundial de RV baseado em blockchain — blockchain pode ter um impacto retumbante na indústria de RA. Jogos para celular são já aproveitando deste potencial subutilizado, e outros setores estão contemplando um salto para a briga. Os varejistas, por exemplo, podem implantar AR para ajudar os clientes a visualizar como seria um produto, permitindo que os compradores em potencial “experimentem” roupas sobrepostas em fotos ou imagens reais dos usuários.

Blockchain é ideal como uma infraestrutura para AR por alguns motivos. O marketing e a publicidade, junto com o entretenimento, continuam sendo as maiores áreas de potencial expansão para a RA. Blockchain fornece atualizações significativas para todos os três, incluindo coleta de dados aprimorada, maior proteção de privacidade, melhor alocação de recursos e maior transparência.

Além desses atributos, incorporar blockchain significa maior democratização e descentralização, o que inevitavelmente mudará o poder de intermediários e corretores para criadores de conteúdo e consumidores. Ceek—Uma empresa de entretenimento de RV — por exemplo, está procurando expandir suas ofertas de RV em RA usando blockchain. As ofertas de VR da empresa – que incluem experiências envolventes de concertos de VR de grandes nomes como U2 e Lady Gaga – estão definidas para expandir para AR com os novos esforços educacionais da empresa. Eventualmente, o objetivo é melhorar o ensino e a aprendizagem em sala de aula, promovendo uma experiência de desempenho mais ativa e envolvente.

Outros, como fabricante de hardware Lucyd, estão buscando criar novos periféricos projetados para ajudar na expansão da tecnologia. O mercado descentralizado da empresa para aplicativos usa blockchain para reduzir o atrito e melhorar as interações ponto a ponto.

Blockchain também auxilia os desenvolvedores de tecnologia AR, fornecendo recursos mais acessíveis e poder de processamento. Empresas como RNDR e Leonardo Render estão construindo farms de processamento descentralizado que alugam poder de processamento escalonável para desenvolvedores necessitados. Já em uso para RV, estender o caso de uso para RA significa que desenvolvedores e empresas podem criar aplicativos e soluções sem se preocupar com o rápido aumento de hardware e custos de renderização.

Mesmo para os profissionais de marketing, AR e blockchain demonstram atualizações significativas nos domínios da segmentação e do sucesso do anúncio. Em vez de forçar os consumidores a visualizar seu conteúdo e participar de experiências de RA que eles preferem evitar, as empresas podem recompensar os espectadores por optarem por publicidade e coleta de dados, fornecendo resultados e insights mais relevantes para os profissionais de marketing.

Uma porta para a adoção

Blockchain oferece uma atualização de infraestrutura intrigante para soluções AR existentes. Em vez de confiar nos mesmos modelos desatualizados que geram mais atrito do que sucesso, as empresas que estão migrando para o blockchain estão descobrindo que podem extrair maior valor da tecnologia descentralizada, graças às suas inúmeras vantagens.

As melhorias na coleta de dados e na privacidade em conjunto com avanços significativos na capacidade de processamento e tecnologia significam que a RA pode florescer plenamente em um ecossistema que prioriza os usuários, criando um incentivo real para a participação. À medida que as duas tecnologias se tornam ainda mais interligadas, ambas continuarão a evoluir enquanto constroem uma base duradoura para que essas tecnologias prosperem.