O que você precisa saber sobre o novo Gemini Dollar (GUSD)

Esta semana, a Gemini Exchange anunciou um novo token chamado GEMINI Dollar, que é essencialmente um token ERC20 construído na cadeia de blocos Ethereum – representando um dólar americano real. Este dólar americano é mantido em uma conta bancária normal – como qualquer outro dólar americano.

Deixe-me esclarecer dois pontos antes de continuar.

Primeiro, o que Gemini criou aqui é um token ERC20 que vive na rede aberta Ethereum. Gemini irá essencialmente emitir este token sempre que um usuário decidir converter seus acervos em Gemini Dollar. Isso torna o token uma moeda estável por definição, já que o peg é sempre 1: 1.

imagem tirada de gemini.com

Mas esse não é o único recurso exclusivo deste token.

Depois que um usuário verificado do Gemini adquire o dólar Gemini, o usuário fica livre para movê-lo para qualquer endereço que desejar na rede pública Ethereum. Isso significa que o usuário tem total liberdade no que diz respeito à detenção, transferência, compra e venda deste token. Uma vez que é semelhante à maneira como se movia em torno do Ether, faz o dólar de Gêmeos agir como dinheiro na cadeia.

Mais ainda, como o Gemini Dollar é um contrato inteligente executado na rede Ethereum, ele libera o detentor de usar esse token em qualquer lugar do ecossistema Ethereum. Sendo um token nativo, ele pode ser usado por qualquer dApp ou serviço atualmente em execução no Ethereum. Ele continuará a ganhar mais usabilidade à medida que o ecossistema é construído.

O futuro do dólar de Gêmeos

Isso significa que qualquer usuário Gemini agora pode enviar seu dólar Gemini de forma fácil e barata na rede Ethereum, sem passar por um banco. Isso é revolucionário, pois é a primeira vez que o dólar americano vive na rede Ethereum como um ativo tokenizado. Pense nisso como dinheiro digital (sem trocadilhos).

Vamos imaginar alguns casos de uso

Transferências P2P:

Dois usuários do Gemini podem enviar um ao outro GUSD perfeitamente sem passar pelo Gemini, um banco ou qualquer intermediário. Ao contrário do Venmo, Square ou Paypal, a transação é direta entre esses usuários (pessoa a pessoa) e não requer informações bancárias ou processamento de cartão de crédito.

Transferências P2P por usuários não verificados:

Devido à natureza pública do livro razão Ethereum, nada impede que um dólar Gemini seja enviado para outras carteiras, independentemente de este usuário ter sido verificado ou não. Este é um aspecto importante da abertura do Ethereum, já que alguns se sentirão muito confortáveis ​​segurando o dólar de Gêmeos, mesmo sem a intenção de algum dia sacar. O que eles recebem em troca de manter seu GUSD é a garantia de que seu ativo é estável. e respeitado.

Pagamentos P2B:

Uma empresa pode se inscrever no Gemini e começar a aceitar pagamentos com mais rapidez, sem atrasos e com taxas mais baixas. Ele também faz dupla de qualquer hardware geralmente necessário em negócios de ponto de venda destinados à compensação de cartão de crédito.

Comércio online:

Um comerciante online pode facilmente integrar um endereço de carteira Ethereum em seu site e permitir que qualquer pessoa pague com Gemini Dollar. Uma quantidade incrível de despesas gerais pode ser economizada para um varejista on-line no processo. Sem cartões de crédito significa não pagar por serviços de compensação de terceiros (como Stripe ou outros).

Empréstimos e empréstimos:

Um site de empréstimo (como EthLand, SALT, BlockFi) pode integrar o Gemini Dollar com algumas linhas de código e permitir que os usuários emprestem e tomem emprestado sem problemas. Isso é fácil, pois sua infraestrutura já está construída na rede Ethereum.

Pagamentos inteligentes:

Como o Gemini Dollar é nativo da rede Ethereum, ele pode aproveitar os recursos inteligentes fornecidos pelos desenvolvedores. Considere, por exemplo, um contrato inteligente que gerencia um estacionamento automatizado e cobra a conta enquanto lê a placa do carro e abre o portão. A capacidade de fazer pagamentos perfeitos e pagamentos inteligentes é uma propriedade que só é possível graças à infraestrutura de contrato inteligente da blockchain Ethereum.

Manter a Gemini USD fora de um banco:

O dólar de Gêmeos permite manter o GUSD de maneira segura e privada – fora do sistema bancário normal. Isso não é apenas psicológico: à medida que o Gemini Dollar ganha usabilidade, aumenta também a capacidade de continuar a usá-lo fora da infraestrutura bancária normal. Assim como com o dinheiro, enquanto a confiança é dada no sistema pelas crescentes multidões, a necessidade de sair do sistema reduz.

Além desses casos de uso, devemos apontar alguns dos recursos mais valiosos do GUSD:

  • Estabilidade e confiança: muitos de nossos leitores estão familiarizados com o Tether de moedas estáveis, cujo único propósito é permitir uma rota de fuga em tempos de tempestade. Ironicamente, poucos – se houver – sacam o Tether. A Gemini Dollar faz o mesmo, mas com uma diferença gritante: um nível mais alto de confiança. Gemini é uma bolsa com sede nos Estados Unidos registrada com todos os órgãos reguladores. Isso tem um valor extraordinário em um sistema onde a confiança é escassa.
  • Transparência: Como o Gemini Dollar é como qualquer outro token ERC20, ele desfruta da transparência total concedida pelo blockchain público Ethereum. Embora isso possa ser visto como um impedimento para alguns, a maioria dos usuários pode se sentir segura de que seu dólar ERC20 é visível, transferível e visível.

imagem tirada de gemini.com

Gemini continuará a construir confiança à medida que adota mais usuários. É um efeito de bola de neve: quanto mais usuários Gemini a bordo, maior será a probabilidade de eles usarem o Gemini Dollar. Quanto mais os usuários adotam o GUSD, mais as empresas são motivadas a integrá-lo em seu sistema.

O céu é o limite

não podemos saber totalmente como essa economia programável irá evoluir e quais novos serviços serão oferecidos. Também é fácil imaginar novos negócios sendo construídos especificamente com essa integração, uma vez que permite operações totalmente novas e econômicas. Pense nos efeitos disso, pois uma grande parte da população dos EUA muda para um USD digital nativo. As possibilidades são infinitas.

Imagine como o Snapchat, Instagram, lyft, Uber e Fortnite podem integrar esse token ERC20 USD em seus aplicativos. Novamente, não se trata apenas de tornar o pagamento atual mais fácil, mas do desenvolvimento de novas opções de pagamento.

Já posso imaginar onde estamos usando essa nova infraestrutura bancária, em que as criptotrocas são percebidas da forma como percebemos os bancos atualmente. Não é um pensamento de longo alcance imaginar Gemini ou Coinbase como esses novos bancos. Esses novos bancos facilitarão uma nova cultura de abertura, transparência e respeito pelo acesso a um sistema financeiro aberto.

Combinadas, essas trocas substituirão os bancos e empresas de cartão de crédito na movimentação contínua de valores.